Uma série de diplomatas sêniores de carreira está deixando o Departamento de Estado enquanto Donald Trump faz uma clara ruptura com o governo de Joe Biden, informou o The Washington Post.
As renúncias, efetivas ao meio-dia desta segunda-feira (20), pouco antes da posse, foram instruídas por assessores de Trump, alegaram autoridades norte-americanas sob condições de anonimato.
Trump autorizou mais de 20 "altos funcionários do escritório" a assumir cargos vagos, com alguns dos recém-chegados tendo atuado anteriormente em funções importantes durante seu primeiro mandato, acrescentaram fontes internas.
Entre os que estão saindo estão o subsecretário de administração e subsecretário interino de assuntos políticos, John Bass, o secretário assistente de recursos energéticos, Geoff Pyatt, e o principal diplomata para o Leste Asiático, Dan Kritenbrink.
A equipe de Trump deixou claro que as ordens de dispensa não eram pessoais, disse um diplomata que estava se demitindo.
"É inteiramente apropriado para a transição buscar autoridades que compartilhem a visão do presidente [Donald] Trump de colocar nossa nação e os trabalhadores e trabalhadoras [dos Estados Unidos] da América em primeiro lugar. Temos muitas falhas para consertar e isso requer uma equipe comprometida e focada nos mesmos objetivos", disse um porta-voz da equipe de transição.