Panorama internacional

Governo Trump: 1º voo com deportados após posse chega dos EUA a Belo Horizonte nesta sexta

Dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu intensificar as medidas contra a migração, o primeiro voo com deportados do país chega ao Brasil nesta sexta-feira (24).
Sputnik
A expectativa é de que o voo chegue ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 20h. Ao todo, conforme a Polícia Federal (PF), estão a bordo 158 pessoas. No início do mês, outra aeronave com 100 pessoas chegou a desembarcar no terminal, ainda durante a gestão do ex-presidente Joe Biden.
Desse total, pelo menos 88 são brasileiros, e a situação é acompanhada pelo Ministério das Relações Exteriores. Desde 2017, o Brasil possui um acordo de extradição com os Estados Unidos.
Panorama internacional
Canadenses temem fluxos de migrantes ilegais após medidas tomadas pelos EUA contra eles, diz mídia

Prisão de migrantes nos primeiros dias da era Trump

Uma das principais promessas de campanha de Trump, o republicano disse que fará a maior operação de deportação em massa da história norte-americana e ainda culpou a situação da fronteira com o México pelo aumento da chegada de pessoas sem autorização legal no país. Só nesta primeira semana, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que 538 migrantes foram detidos no país.

"Promessas feitas, promessas cumpridas […]. Isso é somente uma prévia", destacou a página da Casa Branca no X (antigo Twitter).

Além disso, em um dos primeiros atos de governo, Trump declarou situação de "emergência nacional" na região fronteiriça, que vai receber novas tropas do Exército.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar