Panorama internacional

Zakharova: 'A Rússia está preocupada com a situação na fronteira entre Tailândia e Camboja'

A Rússia está preocupada com a situação na fronteira entre a Tailândia e o Camboja e pede que as partes em conflito estabeleçam diálogo, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (24).
Sputnik

"O lado russo expressa preocupação com a escalada do conflito e apela às partes para que exerçam moderação e estabeleçam diálogo, com o objetivo de resolver as contradições entre Tailândia e Camboja por meios pacíficos", disse Zakharova em comunicado.

Nesta quinta, o ministro da Saúde Pública da Tailândia, Somsak Thepsuthin, afirmou que 11 civis, incluindo duas crianças, foram mortos em ataques com foguetes Grad do Camboja. O ataque também atingiu cinco hospitais, com um deles alvejando diretamente um prédio hospitalar na província de Surin.
Panorama internacional
'Não haverá confronto armado em larga escala': analista avalia tensões entre Tailândia e Camboja

Disputa antiga

A longa disputa entre Tailândia e Camboja sobre o Templo de Preah Vihear, do século XI, Patrimônio Mundial da UNESCO, intensificou-se drasticamente nesta quinta-feira (24). Após semanas de tensão crescente — devido a incidentes com minas terrestres e subsequentes expulsões diplomáticas mútuas —, ataques de artilharia pesada e foguetes eclodiram perto de templos na fronteira.
A Al Jazeera noticiou, citando o Ministério da Saúde tailandês, que os bombardeios mataram pelo menos 11 civis e um soldado na Tailândia. As autoridades de quatro províncias tailandesas que fazem fronteira com o Camboja anunciaram a evacuação de moradores em meio à escalada, informou o jornal The Nation.
A Tailândia enviou caças F-16 para realizar ataques aéreos, de acordo com as forças armadas do país. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, o Camboja respondeu com lançadores de foguetes BM-21. Publicações em redes sociais mostraram os danos causados por artilharia a uma loja de conveniência 7-Eleven e a um posto de gasolina na Tailândia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar