Ainda de acordo com a nota, a descoberta da casa da moeda aconteceu no distrito local de Sahinbey, no âmbito das operações realizadas pelas forças de segurança turcas para prevenir atividades terroristas e cortar as linhas de abastecimento de suas organizações na região.
O equipamento de cunhagem foi apreendido e seis estrangeiros foram presos, segundo as autoridades turcas.
The template seized in Turkey, is for the 5 gold Dinar coin… pic.twitter.com/B6XSRUKSue
— J. Faraday (@CTstudies) 7 outubro 2015
Desde novembro do ano passado o EI vem anunciando a intenção de cunhar sua própria moeda, o dinar de ouro, como parte dos esforços para solidificar o controle do grupo sobre as áreas onde os jihadistas proclamaram um "califado".
O grupo terrorista domina territórios no Iraque e na Síria, onde proclamou um califado no final de junho de 2014. Os extremistas reivindicam a autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e já manifestaram a intenção de tomar outras regiões de maioria islâmica, como na Jordânia, em Israel, na Palestina, em Chipre e na Turquia.
Além disso, a Turquia também é acusada de concentrar seus esforços militares na perseguição à minoria curda, cujos combatentes têm sido uma das únicas forças eficazes contra o EI até o momento.