Primeiramente, será realizada uma reunião informal dos líderes do BRICS. Hoje, na segunda metade do dia, Vladimir Putin se encontrará com o presidente chinês, a diretora do FMI, a chanceler alemã e o presidente turco.
Um encontro formal com presidente norte-americano não está planejado, mas há possibilidade de os líderes falarem informalmente.
Encontro tradicional com Xi Jingping
O assessor do presidente russo Yuri Ushakov disse que é esperada “uma troca de opiniões sobre as questões mais importantes nas relações bilaterais, bem como revisar o bloco internacional de questões, nomeadamente, a cooperação dos dois países no âmbito do G20, a situação na Síria e na Península da Coreia, entre outras”.
Discussão da dívida ucraniana ao FMI
Vladimir Putin e Christine Lagarde, chefe do FMI, deverão discutir a dívida ucraniana a este organismo internacional. Será o primeiro encontro de Putin e Lagarde neste ano. Yuri Ushakov disse que a Ucrânia deve pagar a sua dívida à Rússia, senão Moscou poderá apelar ao tribunal.
Ucrânia e Síria no foco das atenções
Quanto ao encontro com Angela Merkel, este será já o sexto neste ano.
«Esperamos que sejam abordadas algumas questões bilaterais e também temas internacionais, não só a Ucrânia mas também a Síria», disse Yuri Ushakov.
Além disso, se planeja discutir a cooperação econômica entre os dos países.
Apesar das sanções, a Alemanha continua sendo um dos maiores parceiros da Rússia no que tange aos investimentos. No país existem mais de 600 empresas com participação alemã.
Reunião com Erdogan: energia e Síria
Com o seu homologo turco, Recep Tayyip Erdogan, o presidente russo deve discutir as questões energéticas e a situação na Síria.
«Terá lugar um encontro com o anfitrião da cúpula, o presidente turco Erdogan. Estamos dispostos a discutir a situação na cooperação comercial e econômica, bem como a energia. Naturalmente, haverá uma conversa detalhada sobre a Síria», disse o assessor russo.
Uma questão atual é a Corrente Turca, gasoduto que deve ligar a Rússia à Turquia através do Mar Negro. Embora se tenha planejado iniciar a construção em Junho deste ano, o projeto segue na etapa de discussão.