Putin disse que Turquia deve parar de receber o petróleo do Estado Islâmico

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoPresidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou admite indícios de corrupção, relacionados ao fornecimento de petróleo do Estado Islâmico para Turquia, mas, nesse caso, Ancara deve cuidar desse assunto, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o briefing, logo após a reunião com o presidente François Hollande em Moscou.

“Admitimos que a autoridade política suprema da Turquia não sabe de nada sobre isso [fornecimento do petróleo dos terroristas]. É difícil acreditar nisso, mas, na teoria, isso é possível”.

Porém, ele ressaltou, isso não significa, em absoluto, que as autoridades turcas não devam combater o fornecimento ilegal de petróleo. 

Pilotos russos ao lado de um caça Su-24 na Síria - Sputnik Brasil
Especialistas: Turquia pode ter abatido o caça russo por ´vingança`
“Existe uma resolução especial do Conselho de Segurança da ONU a respeito disso, que proíbe a compra de petróleo de terroristas, já que esses barris transportados não são somente de petróleo — ali está o sangue de nossos cidadãos, porque os terroristas compram armas e munições com esse dinheiro e depois executam atos sangrentos”, disse Putin. 

 Ele lembrou sobre o ataque terrorista ao avião russo sobre Sinai, os ataques em Paris e outros países no mundo.

“Se as autoridades turcas processam esse petróleo, destroem ele [segundo declaram], nós, por algum motivo, não estamos vendo fumaça dessas fogueiras. Repito, trata-se de escalas industriais”, alertou o presidente da Rússia, e pontuou que para destruição desse petróleo todo seria necessário montar fábricas especializadas. 

Bombardeiro russo Su-24 - Sputnik Brasil
Turquia não consegue inventar história coerente do abate do Su-24
“Nada disso está acontecendo na realidade. Mas se as autoridades políticas máximas não sabem de nada sobre isso, que fiquem sabendo. Admito que ali podem estar presentes alguns indícios de corrupção, de complô. Eles devem cuidar disso”, disse Putin.

O chefe de Estado da Rússia destacou que a Rússia não tem dúvidas sobre o fornecimento de petróleo ilegal para a Turquia.

“Nos vemos isso do ar. Transportes carregados seguem para lá o tempo todo e retornam vazios”, informou o líder russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала