Segundo ele, tais informações, como qualquer outro absurdo, "não podem ter fundamento nenhum".
Cooperação Rússia-UE e Rússia-EUA
Na opinião do porta-voz do presidente russo, a Rússia não tem interesse em cooperar com a UE de uma maneira que prejudique as relações com países terceiros, incluindo os EUA.
"Dificilmente se pode concordar com a ideia de que é possível ter amizade mútua conta alguém, é evidente que não é essa postura que corresponde aos nossos interesses", sublinhou Peskov.
Além disso, Peskov comentou a declaração da Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança Federica Mogherini que não exclui que a Rússia e a União Europeia, juntos, possam resistir às políticas do presidente recém-eleito dos EUA Donald Trump.
Peskov lembrou que a Rússia, por tradição, é sempre a favor de manter relações de amizade com a UE, mas que "esses laços não existem realmente".
"Sem dúvida, achamos que tanto Moscou, como Bruxelas e os países membros da UE, estão interessados em atingir o nível necessário para retomar o nosso diálogo", acrescentou Peskov.
Conversa telefônica entre Putin e Erdogan sobre Aleppo
Ao mesmo tempo, o porta-voz do presidente russo informou na quinta-feira (15) que os EUA não participam da resolução da situação na cidade síria de Aleppo, quando lhe foi perguntado se esse assunto está sendo discutido com a Turquia ou se a Rússia está negociando com os EUA.
Ao comentar a retirada de cinco mil militantes e membros de suas famílias, Peskov ressaltou que as principais linhas da operação dos militares russos na Síria estão sendo realizados conforme ordens diretas de Vladimir Putin:
"O presidente define as principais direções estratégicas do trabalho do nosso Ministério da Defesa, inclusive durante a operação que está sendo realizada na Síria", assinalou Peskov.
Anteriormente, no mesmo dia 15 de dezembro, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general de exército Valery Gerasimov, anunciou o início da retirada de 5 mil militantes e membros de suas famílias dos bairros de Aleppo oriental por um corredor humanitário.
Situação em torno do ouro dos citas
"Os respectivos ministérios russos estão tratando desse tema. Não é uma questão a nível do presidente", informou Peskov aos jornalistas.
Ao mesmo tempo, o porta-voz do presidente se absteve de comentar a declaração do presidente ucraniano Pyotr Poroshenko, que considerou essa decisão do tribunal como o reconhecimento da Crimeia como fazendo parte da Ucrânia.