Avião sírio abatido pelos EUA é chance para diálogo entre Ancara e Damasco

© AFP 2023 / DELIL SOULEIMANForças dos EUA acompanhadas pelos combatentes da YPG na fronteira turco-síria
Forças dos EUA acompanhadas pelos combatentes da YPG na fronteira turco-síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ao abater o avião das forças governamentais sírias, os EUA mostraram que são capazes de fazer tudo para redefinir o Estado sírio de acordo com seus próprios interesses, opinam especialistas turcos.

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa na cerimônia de entrega de prêmios em Ancara, Turquia, 3 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Erdogan: Turquia não precisa de autorização dos EUA para responder à ameaça curda
Segundo o jornalista turco Mehmet Ali Guller, os EUA, ao abater o caça sírio, fizeram uma advertência à Turquia, mostrando que as ações contra as forças de autodefesa curdas "não vão passar sem resposta".

O jornalista disse à Sputnik Turquia que os turcos devem se juntar às forças da Rússia, da Síria e do Irã que são contra a operação conjunta dos EUA com as YPG (Unidades de Proteção Popular curdas). Assim, Ancara ajudará a manter a integridade territorial da Síria e, ao mesmo tempo, a eliminar as ameaças à sua própria segurança.

Guller sublinha que a Turquia "deve considerar os últimos acontecimentos na Síria como uma chance para se aproximar de Damasco e deve dar os passos correspondentes para fazer isso".

O presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na chegada entrada da Ala Oeste da Casa Branca, em Washington, EUA, em 16 de maio de 2017. - Sputnik Brasil
Visita 'histórica' de Erdogan aos EUA não produziu o resultado que a Turquia queria
O cientista político do Centro das Pesquisas Estratégicas do Oriente Médio (ORSAM), Oytun Orhan, pensa que a Turquia deve cooperar com a Rússia e a Síria para se opor à política norte-americana, que ameaça também a integridade territorial da Turquia.

"Na política turca para a Síria não houve nenhumas mudanças significativas ou fundamentais, mas as prioridades de Arcara mudaram. No norte da Síria agem organizações terroristas, e a prioridade da Turquia é eliminar a ameaça que elas provocam. O resultado de tal escolha de prioridades pode acalmar Assad, porque a Síria, o Irã e a Turquia estão unidos em sua oposição à estratégia norte-americana que persegue a criação de zonas de influência no norte da Síria", disse o cientista político.

Cidade de Raqqa na Síria - Sputnik Brasil
Turquia adverte EUA contra participação de curdos em operação na Síria
Anteriormente, a Turquia quis realizar uma operação conjunta com os EUA para libertar Raqqa, lembra Oytun Orhan, mas os EUA preferiram agir juntamente com as YPG (esta organização é considerada pela Turquia como uma ala do partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou seja, de uma organização terrorista). Segundo o especialista, isto significa que a Turquia vai provavelmente aderir ao lado russo e não ao dos EUA, que cooperam com os terroristas, caso acontecerem confrontos no leste da Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала