Na realidade, os serviços de segurança russos enviaram avisos para múltiplas agências dos EUA, explicando que o checheno-americano Tamerlan Tsarnaev "mudou drasticamente desde 2010" e que ele e sua mãe eram adeptos do "Islã radical" muito antes do ataque de Boston.
"Os russos estavam preocupados que mãe e filho fossem crentes muito religiosos e fortes, e poderiam ser militantes se retornassem à Rússia", disse um funcionário dos EUA ao jornal The New York Times na época do ataque, em 2013.
Kovalev trabalhou como diplomata na União Soviética sob Mikhail Gorbachev, bem como para os presidentes russos Boris Yeltsin e Vladimir Putin. "Às vezes, eu sou censurado por atribuir ao Kremlin muita influência no mundo", ele confessou no artigo.
Quanto aos atentados de Boston, ele pergunta: "Os emigrantes, os irmãos Tsarnaev, de nacionalidade chechena, responsáveis pelo ataque de Boston, agem por sua própria iniciativa? Parece muito improvável".
o ponto do tweet foi que o newsweek é insano e esta é uma teoria da conspiração sem evidências.
sim, ela provavelmente já teve primeiro.!-- —> & mdash; Aric Toler (@AricToler) 5 de setembro de 2017 !-- —>
Quando confrontado com acusações de propagação de informações deletérias e falsas, Mensch disse que também o The Guardian estava sendo operado por espiões da agência de segurança russa. A ex-deputada alegou que uma de seus colaboradoras, Claude Taylor, tinha sido enganada, mas que a afirmação quanto ao atendado de Boston é verdadeiro.
Histórico