- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA transformaram Ucrânia em seu bastião e causaram conflito desde 2014, diz especialista

© Sputnik / Nina ZotinaJohn Mearsheimer, renomado pensador neorrealista
John Mearsheimer, renomado pensador neorrealista - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2024
Nos siga no
O principal motivo do conflito ucraniano foi a decisão do Ocidente de transformar a Ucrânia em seu bastião nas fronteiras com a Rússia, disse o professor norte-americano John Mearsheimer.

"A OTAN se expandiu para o leste até atingir um ponto crítico para a Rússia: a Ucrânia. A principal causa dessa guerra foi a decisão dos EUA e de seus aliados europeus de transformar a Ucrânia em um bastião do Ocidente nas fronteiras da Rússia", disse Mearsheimer.

O professor acrescentou que o presidente russo Vladimir Putin estava tentando evitar conflito com a Ucrânia e o Ocidente.

"O que é surpreendente é o pouco que fizemos para conversar com os russos", enfatizou.

Militar com fuzil de caça vigia drones FPV durante ações de combate de sistema de artilharia autopropulsada Msta-S do Distrito Militar Central da Rússia na área de Avdeevka, durante operação militar especial, foto publicada em 23 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2024
Operação militar especial russa
Sistema de mísseis antiaéreos Gibka-S russo detecta todos os alvos que voam a 40 km
Perguntaram a Mearsheimer por que o Ocidente não quis negociar com a Rússia e ele respondeu que os países ocidentais achavam que "ganhariam essa guerra". O professor respondeu que o Ocidente estava armando a Ucrânia desde 2014.

"A Rússia sempre quis um acordo. As negociações que giravam em torno da ideia de que a Ucrânia entraria para a OTAN estavam progredindo até que os EUA e o Reino Unido disseram aos ucranianos para optarem por não participar", finalizou ele.

A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 em resposta aos apelos das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) por proteção contra os bombardeios e ataques das tropas ucranianas.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a operação, que tem como alvo a infraestrutura militar ucraniana, visa "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia e libertar completamente Donbass, região na qual as repúblicas estão situadas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала