- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo tailandês acredita que conflito com o Camboja deve ser resolvido sem a CIJ

© AP Photo / Exército Real TailandêsNesta foto divulgada pelo Exército Real Tailandês, o chefe do Exército Cambojano Mao Sophan (E), se encontra com o chefe do Exército da Tailândia, general Pana Claewplodtook (D), em um posto de controle de fronteira na província de Surin, Tailândia, 29 de maio de 2025
Nesta foto divulgada pelo Exército Real Tailandês, o chefe do Exército Cambojano Mao Sophan (E), se encontra com o chefe do Exército da Tailândia, general Pana Claewplodtook (D), em um posto de controle de fronteira na província de Surin, Tailândia, 29 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2025
Nos siga no
A Tailândia acredita que seu conflito fronteiriço com o Camboja e uma disputa territorial de décadas devem ser resolvidos sem recorrer a terceiros, incluindo a Corte Internacional de Justiça (CIJ), afirmou o governo tailandês nesta quarta-feira (4).
No dia 28 de maio, um confronto eclodiu no trecho disputado da fronteira entre os dois países, matando um soldado cambojano. Ambos os lados se acusam mutuamente de iniciar o conflito, que ocorreu em uma zona neutra acordada conjuntamente pelo Memorando de Entendimento (MOU) sobre o Levantamento e Demarcação de Fronteiras Terrestres. Na segunda-feira (2), o governo cambojano afirmou que encaminharia a disputa territorial com a Tailândia à CIJ, independentemente da posição de Bangkok, e o parlamento do país aprovou a decisão por unanimidade em uma sessão conjunta das duas câmaras.

"Em relação às questões que o Camboja possa querer recorrer a um mecanismo judicial ou a uma terceira parte nesta matéria, a Tailândia, como vizinha do Camboja, está comprometida em resolver as questões bilaterais por meios pacíficos, com base no direito internacional, tratados e acordos relevantes [...] bem como em evidências de apoio, incluindo imagens de satélite. A Tailândia está pronta para iniciar negociações com o Camboja por meio dos mecanismos bilaterais existentes", afirmou o governo em comunicado.

O governo tailandês também informou que a Comissão Conjunta de Fronteiras (JBC, na sigla em inglês), criada para discutir o levantamento e a demarcação da fronteira, realizará uma reunião no dia 14 de junho, conforme acordado pelas partes.
Navio filipino BRP Jose Rizal (FF150, em primeiro plano) e navio americano USS Gabrielle Giffords (LCS 10, em segundo plano) durante exercício tático entre as Filipinas e os EUA no mar das Filipinas, em 23 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2025
Panorama internacional
Aliança EUA-Japão-Austrália-Filipinas custaria caro para segurança na Ásia-Pacífico, dizem analistas
Na terça-feira (3), o Exército tailandês informou que tropas com armas e equipamentos pesados estavam se aproximando da fronteira pelo lado cambojano. O Exército cambojano divulgou fotos e vídeos nas redes sociais de um drone de reconhecimento militar tailandês que supostamente foi abatido e interceptado. Em resposta, o Exército tailandês afirmou que o drone não pertencia ao seu país, acrescentando que não havia necessidade de usar drones para explorar o território cambojano, pois obteve todas as informações necessárias analisando as contas do Exército cambojano nas redes sociais.
Houve inúmeros confrontos ao longo da fronteira entre a Tailândia e o Camboja, onde áreas disputadas permanecem, e sua demarcação tem sido objeto de negociações de longa data entre as duas nações vizinhas. Apesar das tensões persistentes, todas as passagens de fronteira estão abertas para o fluxo de cidadãos e mercadorias transfronteiriças em ambas as direções.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала