- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bélgica não quer arcar sozinha com consequências do uso dos ativos russos, diz premiê belga

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertO primeiro-ministro belga, Bart De Wever, discursa no Parlamento belga após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional em Bruxelas.
O primeiro-ministro belga, Bart De Wever, discursa no Parlamento belga após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional em Bruxelas. - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro da Bélgica, Bart De Wever, discursando no parlamento nesta quinta-feira (18), declarou que a União Europeia (UE) precisa se abster do uso ilegal dos ativos russos congelados e apresentou vários argumentos contra essa decisão.
De Wever afirmou que é necessário mobilizar os países da União Europeia que são contra o uso desses ativos, pois a decisão de confiscá-los pode ter consequências desastrosas.
"No final, temos de mobilizar, ou tentar mobilizar, a minoria que defende o bloqueio dessa decisão, caso contrário será triste", disse.
O premiê pediu que todos os países da UE que detêm ativos russos adotem a mesma postura da Bélgica, "porque agora existe um risco real de rupturas de mercado e fuga de capitais".
O primeiro-ministro afirmou que o confisco dos recursos russos congelados pode se tornar um verdadeiro "pesadelo financeiro". Ele avaliou que os riscos são significativos, sobretudo após o Banco Central russo ter entrado com uma ação contra a Euroclear no valor de 195 bilhões de euros (R$ 1,267 trilhão) na justiça russa.

"O confisco dos ativos russos depositados na Euroclear pode levar a um efeito 'bola de neve', em que a Euroclear deixará de conseguir atender às expectativas de seus clientes, e a estabilidade da instituição ficará comprometida. E isso seria um 'pesadelo financeiro'", declarou.

Além disso, o premiê belga acrescentou que o uso do dinheiro russo seria uma violação do direito internacional, algo sem precedentes históricos para a Europa.
Vale mencionar que a Bélgica não quer arcar sozinha com todos os riscos. Por isso, De Wever destacou a necessidade de toda a União Europeia assumir a responsabilidade integral pelo uso do dinheiro russo, uma vez que o valor das indenizações judiciais pode superar em muito o montante dos ativos bloqueados.
O premiê belga comparou a arriscada decisão de confiscar os ativos russos a um salto de paraquedas e afirmou que a Bélgica não "saltará" sozinha, é preciso que toda a UE "salte" junta.
Após o início da operação militar especial russa, a UE e os países do G7 congelaram quase metade das reservas internacionais da Rússia, no valor de aproximadamente 300 bilhões de euros (R$ 1,941 trilhão).
Desse total, mais de 200 bilhões de euros estão na UE, sendo cerca de 180 bilhões em contas da Euroclear, sediada na Bélgica, e um das maiores sistemas de liquidação e compensação do mundo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала