Chancelaria do Irã comenta a questão da gestão do estreito de Ormuz

© AP Photo / Agência de Notícias Fars, Mahdi Marizad
Nos siga no
Irã e Omã determinarão as regras para gerenciar o estreito de Ormuz, disse o Ministério das Relações Exteriores iraniano.Os ministros das Relações Exteriores das seis monarquias árabes, após uma reunião no Bahrein em 25 de junho, rejeitaram qualquer tentativa de impor uma taxa de passagem no estreito de Ormuz.
"O estreito de Ormuz está localizado nas águas territoriais de dois países - Irã e Omã, e o quinto artigo do memorando de entendimento sobre o fim da guerra [com os EUA] será a base para a ação em relação à gestão do transporte marítimo no estreito", respondeu o Ministério das Relações Exteriores iraniano à declaração das monarquias árabes.
De acordo com o 5º artigo do memorando assinado, Irã e Omã negociarão a futura gestão do estreito de Ormuz e serviços marítimos relacionados, e outros países do golfo Pérsico serão incluídos no diálogo.
A chancelaria iraniana explicou anteriormente que as taxas de transporte em Ormuz estão ligadas à prestação de serviços e manutenção das condições ambientais no estreito de Ormuz, no golfo Pérsico e no golfo de Omã. O Irã também se comprometeu a não impor quaisquer encargos de navio sobre a passagem por Ormuz dentro de 60 dias após a assinatura do memorando com os EUA.


