Panorama internacional

Zelensky rejeita viagem do secretário-geral da ONU à Ucrânia por visita à Cúpula do BRICS, diz mídia

O atual líder ucraniano Vladimir Zelensky recusou a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres, à Ucrânia por causa de sua viagem à Rússia e participação da cúpula do BRICS em Kazan, informou a mídia francesa, citando fontes em Kiev.
Sputnik
Anteriormente, Guterres visitou a 16ª Cúpula do BRICS em Kazan que ocorreu de 22 a 24 de outubro, onde participou da cúpula dos chefes de Estado do BRICS.
Ele também teve uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin. Guterres visitou a Rússia pela primeira vez desde 2022.
"Depois de Kazan, [Guterres] queria vir para a Ucrânia, mas [Zelensky] não aprovou essa visita. Portanto, Guterres não vai estar aqui", segundo uma fonte da administração de Zelensky.
Panorama internacional
Em encontro com Putin, secretário-geral da ONU discute solução para crise ucraniana (VÍDEO)
Ela também acusou o secretário-geral da ONU de "insultar o bom senso e a lei internacional" com sua viagem a Kazan.
As autoridades ucranianas e o próprio Zelensky já criticaram várias vezes Guterres.
Na última vez, no Dia das Nações Unidas, o atual líder ucraniano disse que "alguns de seus funcionários priorizam as tentações de Kazan em detrimento do conteúdo da Carta da ONU".
Enquanto isso, a chancelaria ucraniana chamou a escolha de Guterres de ir a Kazan de "errada", "não conducente à paz" e "minando a reputação da ONU", dado o fato de que Guterres se recusou a viajar para uma conferência sobre a Ucrânia realizada na Suíça em junho.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar