Panorama internacional

Na era Trump, fronteiras de muitos Estados mudarão, alguns desaparecerão, diz especialista

Durante o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, as fronteiras de muitos Estados vão se alterar e alguns deles vão desaparecer completamente, disse à Sputnik o cientista político e especialista em conflitos internacionais Yevgeny Mikhailov.
Sputnik
A chegada de Trump vai mudar radicalmente o cenário mundial, acredita o especialista. Mikhailov ressalta que a administração Trump já reivindicou a Groenlândia, o сanal do Panamá e sugeriu "de forma irônica" ao Canadá que se torne mais um estado dos EUA.

"Mas, como diz o ditado, em cada piada de Trump há planos de longo alcance para mudar fundamentalmente a ordem mundial", notou.

Panorama internacional
América Latina está muito fragmentada para enfrentar Trump, afirmam especialistas
Os planos dos EUA são refletidos no principal slogan dos "trumpistas" – Make America Great Again (Tornar a América Grande Novamente).
De acordo com o analista, as ações de Trump estão sendo observadas por quase todos os atores menos ou mais importantes e líderes de Estados.

"É provável que, já sob liderança dele, as fronteiras de muitos Estados possam mudar e alguns deles possam desaparecer completamente", acredita.

Panorama internacional
'Brasil precisa definir linha política no BRICS urgentemente', diz analista sobre novo sherpa
Neste contexto, muito depende de um possível encontro entre Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin, especialmente no que diz respeito ao conflito ucraniano.

O cientista político disse que muitos já acreditam que "haverá algum tipo de novo acordo de Yalta sobre a distribuição das esferas de influência no mundo entre os EUA, a China e a Rússia".

Contudo, é pouco provável, para ele, que o acordo vá respeitar os interesses da União Europeia e da Ucrânia.
Mikhailov observou que Trump agora não está interessado em continuar o conflito e deu a entender isso explicitamente, acusando os democratas e o ex-presidente dos EUA Joe Biden de "transformar os ucranianos em uma nação de terceira categoria que foi usada como um mecanismo subordinado contra a Rússia".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar