- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE planeja subsídio para vendas de carros elétricos para combater a China, diz mídia

© AP Photo / STRCarros são colocados em uma linha de produção dentro de uma fábrica da Renault nos arredores de Tânger, Marrocos, 29 de abril de 2024
Carros são colocados em uma linha de produção dentro de uma fábrica da Renault nos arredores de Tânger, Marrocos, 29 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2025
Nos siga no
Para socorrer a indústria automobilística europeia, Bruxelas prometeu usar subsídios pan-União Europeia (UE) para aumentar a demanda por veículos elétricos.
De acordo com o Financial Times (FT), Bruxelas tem um grande desafio pela frente para recuperar a competitividade de sua indústria automobilística, mas em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), evitando que os subsídios fluíssem para as montadoras chinesas.
A vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, afirmou às margens do Fórum Econômico Mundial em Davos à apuração do FT que o bloco estuda as possibilidades para o desenvolvimento para um programa de incentivo.

"Faz sentido ver como poderíamos descobrir em uma perspectiva pan-europeia, como facilitar as medidas em vez de passar por subsídios nacionais", disse Ribera.

Muitos Estados-membros da UE oferecem incentivos para veículos elétricos (VEs), mas os termos não são unificados e variam entre os membros, que muitas vezes não oferecem qualquer subsídio de compra, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Veículos elétricos e híbridos expostos no evento Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, em 14 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2025
Panorama internacional
China acusa UE de dificultar o comércio e o investimento em carros elétricos, diz mídia
A comissária responsável pela estratégia de "indústria verde" do bloco afirmou ainda que a política de incentivo seria apenas uma das várias medidas consideradas necessárias para apoiar o setor tão importante para a economia europeia, mas descartou adiar o prazo de 2035 para acabar com as novas vendas de motores de combustão interna porque a indústria automobilística queria "previsibilidade e clareza".
Segundo ela, não faria sentido reabrir a discussão, mas uma flexibilização nas metas anuais de vendas de VEs e às multas que as montadoras enfrentam por não as cumprir poderia ser discutida.

Na contramão da Europa, no entanto, está o presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu acabar com "subsídios injustos" para os VEs. Entretanto, Ribera declarou que "o mundo é muito maior [que os EUA] e há muitos outros parceiros e participantes que entendem por que é importante permanecermos unidos".

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала